Quais são os benefícios reais de correr?

Cada vez mais pessoas estão aderindo à moda running, pois correr é muito mais que uma tendência, é uma prática que traz muitos benefícios tanto físicos quanto mentais.

Hoje vamos contar-lhe quais são as famosas vantagens de que poderá desfrutar se começar a correr e decidir mudar a sua vida.

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Benefícios de correr em um nível físico

Hoje, correr é uma das melhores maneiras de manter uma boa saúde para muitas pessoas e até de melhorá-la.

A nível físico e fisiológico, vários estudos científicos têm confirmado que, de facto, a corrida traz uma série de benefícios para a nossa saúde que merecem destaque.

1. Melhora o sistema locomotor

Como já sabem, o nosso aparelho locomotor é constituído pelo sistema osteoarticular (ossos, ligamentos e articulações) e pelo sistema muscular (músculos e tendões). O aparelho locomotor é aquele que serve de suporte e proteção para os órgãos de todo o nosso corpo.

Ao começar a correr devemos levar este ponto em consideração, pois correr exige suportar tensões mais intensas e é necessário prevenir possíveis lesões que possam surgir.

Com um bom treinamento de longo prazo, o número de capilares em seus músculos aumentará notavelmente e sua função melhorará. O mesmo acontece com as mitocôndrias musculares , que se encarregam de fornecer toda a energia para a ativação celular dos músculos, aumentam seu tamanho e sua quantidade.

Muitas vezes você já ouviu ou leu que correr destrói os joelhos dos corredores ou que deteriora as articulações em geral e, certamente, se você não estabeleceu limites, isso poderia ter acontecido. O mais importante é que saiba que, se acabou de começar a correr, deve respeitar a adaptação do seu aparelho locomotor a esta nova atividade.

Passar de um estado de relativa inatividade para um treinamento diário muito intenso só levará a lesões. É preciso ter paciência e ir, aos poucos, conhecendo os próprios limites e deixando o seu corpo se adaptar aos poucos a esse novo modo de vida.

2. Torna o sistema cardiovascular e respiratório mais eficiente

A prática de corrida também traz grandes benefícios não só para os músculos, mas também para o coração e os pulmões.

Isso se deve a vários fatores, como aumento do volume sanguíneo e aumento da capacidade de captação de oxigênio. Com mais sangue, o coração bombeia com menos esforço e se torna mais eficiente .

Correr é, portanto, uma excelente maneira de condicionar o sistema cardiovascular . Na verdade, estudos mostram que correr com uma certa frequência (pelo menos uma hora por semana) pode reduzir o risco de problemas cardíacos.

Enquanto isso, os pulmões conseguem oxigenar o sangue mais facilmente, então os pulmões músculos respiratórios são fortalecidos e permitem que mais ar seja inspirado e expirado.

3. Fortalece o sistema imunológico

Corpo e mente não são os únicos a ficarem mais fortes quando você corre. Um treino moderado sem esforço excessivo também terá um efeito muito positivo em seu sistema defensivo. .

Uma sessão muito intensa pode deixar seu sistema imunológico mais fraco após o treinamento, por isso é importante que você se alimente bem após a corrida e descanse o suficiente.

Se procura aliar o seu plano de treino a uma alimentação adequada e prestando atenção à regeneração e recuperação do seu corpo. Isso irá minimizar o risco de adoecer.

4. Ajuda a prevenir doenças

Ao promover a nossa saúde em geral, a corrida também nos ajuda a prevenir o risco de doenças e a melhorar a nossa qualidade de vida.

Já comentamos que nosso sistema cardiovascular melhora notavelmente quando começamos a correr, reduzindo assim o risco de doença coronariana. .

Isso ocorre porque o exercício aeróbico regular: reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) e reduz a pressão arterial e o risco de trombose.

Correr também ajuda a controlar melhor a glicose no sangue, pois aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda a prevenir o aparecimento de Diabetes Mellitus (tipo 2).

Por outro lado, a prática regular de corrida favorece a mineralização óssea, evitando o aparecimento de osteoporose.

Outros estudos afirmam que o treinamento regular pode reduzir o risco de câncer câncer mama, próstata, cólon e reto, endometrial e pancreático. Eles ainda afirmam que prolonga a vida dos pacientes que já recebem tratamento para essas doenças.

5. Produz melhorias estéticas

O emagrecimento é um dos principais motivos pelos quais as pessoas decidem começar a correr, seja por motivos estéticos, de saúde (ou ambos).

Sem dúvida, correr é uma excelente atividade física para ajudar a perder peso , uma vez que além de gerar maior gasto de energia enquanto você treina, você também queimar calorias enquanto você descansa.

Isso porque ajuda a acelerar o metabolismo basal , que é a quantidade mínima de energia de que seu corpo precisa para manter as funções celulares diárias básicas.

Com um bom treino e uma alimentação saudável poderá combater a obesidade e tonificar o seu corpo . É um trabalho que, como tudo mais, exige paciência e esforço para alcançar resultados, mas sem dúvida você se sentirá e terá uma aparência melhor.

A corrida também traz grandes benefícios para a sua pele , pois, ao aumentar a circulação sanguínea e a inalação de oxigênio, para manter a correr sua pele mais firme e diminuir o risco das temidas rugas.

Se for correr nos meses quentes , também pode adquirir um excelente bronzeado na pele . Claro, é fundamental que quando você sair evite as horas mais intensas de sol e use um protetor solar adequado para sua pele.

Benefícios de correr em um nível mental

Além das melhorias físicas que a corrida traz para você, que não são poucas, outros benefícios igualmente poderosos que o trarão no nível psicológico e emocional também podem ser destacados .

1. Aumente a sensação de felicidade

Com certeza, se você já começou a correr, deve ter notado que depois do treino (não importa se você teve um dia ruim) você se sente muito melhor. Esta é uma das razões pelas quais muitas pessoas estão “viciadas” em correr . Está cientificamente comprovado que correr aumenta tanto as endorfinas quanto a serotonina, que são os hormônios que nos fazem sentir mais felizes.

Sair para correr também é um ótimo momento para refletir e ‘virar as coisas’ em sua mente. Isso também ajuda você a relaxar, descontrair de um dia agitado e pensar com mais clareza.

Ao oxigenar melhor o cérebro, a sua criatividade aumenta e as ideias ficam mais claras na sua cabeça. Abandonar esses pensamentos terá um efeito desestressante em sua mente que o ajudará a combater a depressão e a ansiedade.

2. Melhore a autoestima

O fato de estabelecer uma meta e cumpri-la, de atingir objetivos e poder provar a si mesmo que é capaz de fazer coisas que nunca pensou que poderia fazer, é o que torna a corrida mágica .

Auto- aperfeiçoamento é outro dos principais objetivos dos corredores e quando esses objetivos são alcançados, o sentimento de satisfação é tão grande que a auto-estima aumenta significativamente.

Melhor desempenho, melhor postura , um índice de gordura corporal mais baixo ou músculos mais tonificados são alguns dos ingredientes para se sentir no controle sobre sua vida e seu corpo.

Este aumento da autoconfiança lhe dará força para progredir e ter um bom desempenho em outros aspectos de sua vida: profissional, acadêmico, sentimental e até sexual.

3. Ajuda você a dormir melhor

Especialmente para pessoas que sofrem de distúrbios do sono, correr regularmente ajudará a melhorar muito o seu descanso .

Se sofre de insônia, logo notará como vivencia as diferentes fases do sono sem dificuldades durante a noite, sentindo-se recarregado de energia pela manhã.

A fadiga produzida pelo treinamento o ajudará a adormecer com mais facilidade. Porém, não se deve esquecer que é sempre melhor evitar fazer exercícios menos de 4 horas antes de dormir, pois caso contrário os efeitos podem ser adversos.

4. Melhora o desempenho acadêmico e empresarial

As melhorias no desempenho intelectual são consequência dos benefícios físicos e mentais que a corrida nos traz .

Segundo alguns estudos, possuir níveis elevados de aptidão cardiorrespiratória e motora pode, em certa medida, reduzir o risco de fracasso escolar, melhorando o desempenho escolar.

De fato, outros estudos afirmam que a atividade física realizada antes dos 30 anos pode influenciar as habilidades cognitivas de uma pessoa no futuro e influenciar sua capacidade intelectual.

Por outro lado, como já destacamos, esse esporte reduz o estresse e aumenta o desempenho cognitivo para que você possa estar mais focado no trabalho.

Um estudo com 150 empresas revelou que aquelas que eram dirigidas por empreendedores que haviam participado de uma maratona, tinham melhor valor no mercado do que aquelas dirigidas por pessoas que não eram atletas.

Ao melhorar a atividade cerebral, nossa memória e a capacidade de reter conceitos também são aprimoradas , reduzindo assim o risco a longo prazo de demência, Alzheimer e deficiência cognitiva em pessoas mais velhas.

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