Dicas para Escolher Tênis de Corrida

Estamos aqui novamente com uma nova entrada no blog, nesta nova entrada, daremos algumas dicas para escolher tênis de corrida.  Hoje o mercado de calçados esportivos evoluiu e se tornou muito técnico.

O calçado é parte integrante do equipamento do atleta em muitos desportos, pois é o elemento que irá proporcionar protecção, amortecimento e estabilidade ao nosso corpo na prática desportiva, para que a escolha adequada do calçado desportivo evite lesões, bem como os nossos melhores tempos na corrida.

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Como Escolher Tênis de Corrida

Devemos ter em mente, ao escolher o tênis de corrida , que não existem tênis perfeitos. A escolha do seu calçado vai depender da superfície, intensidade, peso, ritmo, tipo de pé e muitas variáveis ​​que veremos a seguir neste novo post do blog. Portanto, não tente transferir a escolha de um parceiro, amigo ou conhecido para o seu pé, pois como já dissemos não existem calçados perfeitos para todos. Você está pronto? Vá em frente!!!!:

1- A Primeira dica para escolher Tênis de Corrida

O primeiro conselho que vamos dar e que normalmente é um erro de iniciante é o seguinte: A que horas do dia é ideal escolher o calçado de corrida? Deve-se levar em consideração que durante a realização da maioria dos esportes, o pé sofre uma dilatação , aumentando seu tamanho, por isso é recomendável comprar calçados esportivos no final do dia e poder calcular aquele pequeno aumento de tamanho que nosso pé vai sofrer; Já um sapato muito apertado no esporte pode nos dar problemas como: dormência dos dedos, irritações e bolhas, unhas encravadas ou mesmo unhas pretas devido a um hematoma embaixo da unha.

2- A Superfície

Dentro de um mesmo esporte, em muitas ocasiões encontramos superfícies diferentes, como você já sabe, a superfície de corrida pode mudar, portanto, na hora de escolher o tênis de corrida, devemos levar em consideração se vamos correr no asfalto , por serra, areia ou mesmo na pista de corrida.

Hoje, independentemente da marca e do modelo, existem diferentes tipos de calçado adaptados a qualquer tipo de superfície. Portanto, é melhor que você determine aonde vai regularmente para uma corrida para ajudá-lo a escolher os sapatos de que precisa.

Se você for correr no asfalto, por exemplo, precisará de um calçado com bom amortecimento . Já se você correr no parque ou na grama, a estabilidade ganhará mais relevância e sua sola exigirá maior aderência. Se ousar com terrenos pedregosos ou caminhos com pedras, terá que recorrer a calçado de trilho que proporcione maior aderência, estabilidade e protecção.

3- Tipo de pé/piso

Nos últimos anos, tornou-se muito na moda levar em consideração o tipo de pé ou piso ao comprar calçados esportivos , especialmente para corrida. Certamente você já ouviu isso antes, mas…. Sabe que significa? A seguir, explicaremos resumidamente o que é uma pegada neutra , em supinação ou pronação.

A primeira coisa que devemos saber é que tanto a pronação quanto a supinação são movimentos fisiológicos do corpo humano, ou seja, nossos pés devem realizar esses tipos de movimentos para poderem se adaptar bem ao terreno por onde andamos e até conseguir absorver a impacto de todo o corpo contra o solo a cada passo, ou seja … o pé, graças aos movimentos de pronação e supinação, funciona como amortecedor e diminui as forças que atuam sobre o joelho, quadril e coluna, evitando assim futuras lesões.

Quando os movimentos de pronação e supinação forem normais e observarmos que isso não causa alterações nas articulações próximas, falaremos em pegada neutra. Mas se esses movimentos de pronação e supinação forem excessivos, podem causar desconforto ao corredor.

É muito importante saber que pegada pronada, neutra ou supinadora não é um diagnóstico clínico, é apenas um movimento natural do pé que pode estar normal ou alterado, por isso é recomendado que você vá a um profissional para fazer a pegada estudo ou da corrida e assim poder fazer um bom diagnóstico da sua pegada.

4- Amortecimento/Peso

Outro fator que você deve levar em consideração é o seu peso corporal, já que em muitos esportes é possível escolher o calçado em função do amortecimento que necessitamos ou do peso que possuímos, é importante que um profissional do esporte nos tenha previamente informado o que é o que precisamos dependendo da nossa atividade. Os tênis de corrida, geralmente, possuem modelos que dependem da estabilidade e amortecimento que você precisa em função do peso que temos.

5- Queda de Chinelos

Fator que devemos levar em consideração na hora de escolher nosso calçado ideal é a largada do calçado . A queda e o amortecimento dos sapatos estão intimamente associados. Uma queda baixa representa um calçado mais leve e específico para corredores experientes com ritmos de corrida muito baixos, onde eles não dobram ao correr e geralmente têm menos amortecimento.

Se você está começando a correr, deve ser orientado por um especialista, embora certamente precise de uma queda alta e um bom amortecimento. Se quiserem saber mais sobre a queda, deixamos para vocês o link que fizemos anteriormente no blog sobre a queda do sapato.

6- O Orçamento

Seja realista ao comprar seus sapatos. Existem modelos de gama alta com preços entre 200 e 300 euros, mas se está apenas a começar, é melhor comprar com os de gama média e à medida que avança terá a oportunidade de comprar sapatos melhores.

7- Conforto

O último fator importante a considerar ao comprar sapatos é o conforto. Experimente vários modelos, de diferentes marcas, com diferentes sistemas de amortecimento, deixe-se aconselhar pelo balconista da sapataria . Unindo todos e cada um dos parâmetros indicados acima, com certeza você terá sucesso em sua compra!

Bem corredores … Espero ter podido ajudá-los a escolher o seu calçado ideal ou pelo menos não cometer erros na escolha que mais tarde acarretariam muitas lesões que estamos acostumados a ver em nossas consultas. Costumamos ver pacientes que vêm em busca da origem da lesão achando que o problema vem da nossa técnica de corrida ou da pegada e é só uma questão de escolher o calçado correto.

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