7 coisas que você deve olhar antes de comprar tênis

Escolher o calçado certo é essencial para evitar lesões. Além disso, para que o treinamento seja feito da forma mais confortável e eficiente possível. Conversamos sobre o assunto com uma esportista, uma cinesiologista e uma marca especialista em corrida.

Se correr é a sua praia, você provavelmente sabe: tênis de corrida são essenciais para sua saúde e seu treinamento. Por isso, nunca se deve comprar com pressa: “o corredor deve reservar um tempo para escolher o calçado certo”, diz Patricia Sangenis, cardiologista e especialista em medicina esportiva. Aqui estão os conselhos deles e de outros especialistas.

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1) Pense em até onde você vai correr

Existe um calçado recomendado para cada tipo de corredor. “Se o objetivo é fazer uma corrida, é preciso ter em mente que o calçado deve ser confortável e que é preciso sempre experimentar nos treinos para dar tempo ao pé para se adaptar. Não é aconselhável usar um calçado novo, sem o ter experimentado antes do dia da corrida ”, explicam os especialistas da Nike a Entre mulheres.

2) Leve em consideração a sua idade

Esse fator estabelece uma série de diferenças no corpo do atleta. “Para os mais jovens, que ainda estão crescendo, antes de pensar no rendimento esportivo, devemos evitar compressão excessiva nos dedos, pois eles podem alterar seu desenvolvimento normal”, exemplifica o advogado Alejandro Goldmann, cinesiologista do Hospital Universitário Austral.

3) Leve em consideração o seu gênero

“Nas mulheres, sua maior mobilidade e elasticidade articular devem ser consideradas. Além disso, possuem pés menores e mais estilizados que os masculinos, por isso é melhor escolher espessuras e formas adequadas a essas dimensões e calçados que ofereçam boa estabilidade ”, explica Goldmann.

4) Avalie o seu tipo de pegada

O pé é apoiado em três fases: calcanhar, sola e dedos. Quando a sola apóia mais para dentro é chamado de pronação do pé, quando ela apóia principalmente para fora é chamado de supinação e uma pegada normal tem um suporte neutro. “Quanto mais marcado for o apoio para fora ou para dentro, será fundamental escolher um calçado adequado para esse tipo de piso. Frequentemente, para que esse tipo de pegada não altere a coluna e o quadril, as palmilhas são indicadas com avaliação prévia do apoio em repouso e durante a corrida ”, afirma a Dra. Patricia Sangenis.

5) Faça um teste

Por exemplo, a Nike oferece o sistema Footscan, que informa qual é o calçado ideal para cada tipo de pegada. Essa plataforma possui mais de oito mil sensores que captam as diferentes pressões plantares durante as fases do pé. Se tiver interesse, você pode ir às lojas da marca no shopping Unicenter (Paraná 3745, Martínez) e fazer o teste gratuitamente.

6) Analise em qual superfície você vai realizar a atividade

Correr no asfalto não é o mesmo que correr na grama. “Não saber esse ponto pode causar lesões nas articulações e ligamentos dos tornozelos e joelhos”, alerta Goldmann.

7) Escolha o tamanho perfeito

Uma seleção cuidadosa do tamanho garantirá muito o sucesso. “É conveniente experimentar com as meias que vão ser usadas regularmente. Faça em pé, com os sapatos amarrados e nos dois pés, pois geralmente há pequenas diferenças entre eles. Lembre-se que ao final do dia, em geral, os pés aumentaram de tamanho ”, finaliza Goldmann.

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